O que faço de melhor

Criação e planejamento para as diversas ferramentas do Live Marketing (ativação de marca, campanha promocional, MPDV, convenção, endomarketing, evento, incentivo) geração de conteúdos e roteiros para vídeos.

Por onde andei

Saí da “facú” (FAAP) e caí direto na W/BRASIL. Aquela mesmo, do Olivetto. O mito! A lenda! O estágio não foi com ele, mas só de respirar o mesmo ar criativo que aquelas feras da publicidade e conhecer de pertinho minha redatora-musa-inspiradora Camila Franco (do Sutiã Valisere), já tinha valido muito a pena. Lá, eu fiquei colada na fotógrafa Fifi Tong e aprendi direitinho como deixar o frangote da Sadia bronzeado e lindão pra sair bem na foto.

O primeiro emprego mesmo, como redatora, foi na agência PRIMIUM (1990 – 1992), que atendia dois grandes clientes: Nestlé e J&J. Lançamos, praticamente, todos os absorventes higiênicos, criando desde eventos para equipe interna até o MPDV. Criamos tantas promoções para Nescau, que até perdi as contas. Ficava cada vez mais difícil ter ideias inusitadas para atrair a molecada. Até que um dia, decidimos interagir com o rótulo do produto e criamos a Promoção Super Quarto Nescau, em que a galera escolhia os prêmios em uma divertida ilustração de um quarto (impressa no próprio rótulo do Nescau) e mandava para a caixa postal para ser sorteada.

Nessa agência, conquistei meu primeiro case e meu primeiro prêmio com a Coleção Chocolate Surpresa DINOSSAUROS. Foi criando aqueles textos pré-históricos, com uma pegada infantil e educativa, que tive a certeza absoluta de que trabalhava fazendo o que amava.

Espírito de liderança, empatia para identificar necessidades dos clientes e da equipe, facilidade para gerenciar diferentes projetos ao mesmo tempo, bom humor, comprometimento, organização e curiosidade me levaram da redação direto para a Direção de Criação na PONTO DE CRIAÇÃO (1992 –2001).

Por muito tempo, fui a única mulher da Criação, e minha equipe era simplesmente fodástica! Criamos jobs sensacionais, como o Kaiser Festival, desenvolvemos milhares de peças de comunicação para as lojas BCP (hoje, a Claro) entramos nas escolas com ativações embaladas em muita música para a Pepsi e criamos tantas outras campanhas irreverentes que, na época, abocanharam todos os prêmios do MKT Promocional. Foi na Ponto de Criação que percebi que era possível, sim, trabalhar num ambiente totalmente masculino (o que ainda era uma realidade) e ser absolutamente respeitada e admirada como mulher/profissional. Que sorte a minha!

Saí da Ponto e fui lançar o Super 15 da Telefônica (serviço de ligações de longa distância). Aquele inesquecível personagem azul e verde parou Sampa quando apareceu escalando prédios e perambulando por todos os points da cidade ao mesmo tempo. As ações viralizaram rapidamente e tornaram a Telefônica a marca mais comentada do momento. Dentre outros jobs, lançamos Cera Veet numa charmosa casa em Maresias e engajamos milhares de profissionais de vendas com outros eventos memoráveis da Reckitt Benckiser. Tudo lá na Direção de Criação da agência BTL da DDM9, a MKTOOLS DDB (2001 – 2008).

Adrenalina de criativo está sempre lá no alto, mas é claro que tem aqueles jobs que fazem com que ela suba ainda mais, como Santander F1, por exemplo. Você já começa a sentir o ronco dos carros e a potência do trampo que tem pela frente logo na passagem do briefing. Foram incontáveis conceitos criativos, KVs, ativações, endomarketing e campanhas de incentivo. Emoção acelerada do começo ao fim. Mas meu xodó foi criar para a Copa Santander Libertadores. Os apaixonados por futebol se envolvem de um jeito diferente, não sei explicar, e isso nos motivava a pensar em ações fantásticas, que garantiram à marca vários golaços.

E os desafios não paravam. Tangibilizar a suavidade de Listerine Zero da J&J nas peças de PDV foi um deles. Saímos do papel, demos destaque aos tecidos e o resultado final ficou surpreendente e extremamente envolvente. Mas o que levei comigo da THE GROUP (2008 – 2017) foram os amigos e profissionais maravilhosos que lá conheci. Que honra poder ter trabalhado com aquele elenco tão especial.

Criação é coisa de maluco, de gente que não se contenta com o normal, que acha que sempre pode ir além. E pode sim. Isso é um exercício viciante e sensacional! Já pensou entrar no PDV, ver a gôndola de refrigerados e imediatamente pensar em atividade física? Nós fizemos isso na TOLEDO COMUNICAÇÃO (2017 – 2019). Conseguimos levar a atmosfera do esporte para pertinho do shopper no lançamento do iogurte YoPRO Danone. Wobbler óculos de natação, móbile saco de soco, stopper raquete de tênis, faixa de gôndola pista de skate. Job delícia esse!

Teve também a ativação de Plenitud da Kimberly-Clark, em que mostramos para os colaboradores da empresa, de um jeito simples e impactante, como realmente se sentem os que sofrem de escapes de xixi. Outro queridinho criado por lá foi a promoção de Mentos, que fazia a galera compartilhar moMENTOS especiais com amigos.

Sephora, Arcor, Intelbras, Linx, Mattel, GS1, Duracell, Santander Universidades, Avon, Carrefour, Volkswagen, Diageo, Unilever e Brastemp foram outros clientes pra os quais eu criei.

Prêmios que conquistei

Globes Awards – Prêmio Caio – Melhor Profissional de Marketing Promocional de 2009 pelo Prêmio Colunistas, vêm de toda essa história e de tantas outras, mas principalmente do jeito que gosto de criar e me conectar com as pessoas. Gosto de gente! E isso é fundamental no meu processo criativo.

Onde estou

Em 2020, no auge da pandemia, iniciei uma nova experiência fazendo freelas de criação e planejamento criativo para várias agências: TV1 – Agência um.a – Able2 – Toledo Comunicação – The Group – Tofanello e outras.

E quando não estou criando, me jogo com tudo no treino, no sol, me arrisco na cozinha, grudo a cara na TV, fico sem fazer nada (é bem bom isso!) e, na quarentena, resolvi aprender a meditar (mas confesso que abro os olhos o tempo todo).

E aí? Curtiu?

Se quiser me conhecer um pouco mais é só ligar. Vou adorar!

11 – 99251-9324

lygiacriacao@gmail.com